Clínica Samantha Oliveira

Estratégias que vão ajudar seu aluno com TDAH

O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que envolve dificuldades relacionadas à atenção e à impulsividade/hiperatividade, o que faz com que a criança, muitas vezes, tenha que se esforçar muito na sala de aula para focar sua atenção no conteúdo e ignorar distratores do ambiente.

Existem estratégias, porém, que podem ser facilmente implementadas na sala de aula e que vão ajudar muito o seu aluno no dia a dia.

1️⃣ Utilize recursos visuais nas atividades diárias – desenhos, mapas e imagens podem ajudar muito o aluno com TDAH na hora de absorver e interpretar o conteúdo das atividades!

2️⃣ Coloque-o sentado mais perto de você e da lousa – desse modo, ele terá menos distratores e você poderá acompanhar o desempenho dele no dia a dia com mais facilidade!

3️⃣ Incentive o uso de agendas e sempre lembre-o de usá-la – a atenção deficitária acaba prejudicando, também, a memória. Por isso, é importante que o aluno anote todas as atividades e tarefas que precisa fazer, para evitar que ele se esqueça de fazê-las e acabe prejudicado!

4️⃣ Permita pequenos intervalos – crianças com TDAH se cansam mais rapidamente, pois dedicam mais esforço para ignorar distratores do que seus colegas. Pequenos intervalos para descansar ajudam muito e evitam que a criança acabe com um grande desgaste mental.

5️⃣ Evite muitos estímulos distratores em sala de aula – o excesso de enfeites, cartazes e desenhos nas paredes e lousa podem distrair muito o aluno com TDAH.

Com as estratégias certas, você pode impulsionar o processo de aprendizagem do seu aluno!

Compartilhe esse conteúdo

AN