Clínica Samantha Oliveira

Quatro dicas para criar um bom ambiente de estudo

Crianças com dislexia e/ou TDAH apresentam certas dificuldades acadêmicas e, muitas vezes, podem criar resistência aos estudos devido às frustrações trazidas pelos sintomas.

Assim, criar um bom ambiente de estudos se torna indispensável, não só para ajudar a criança no seu desenvolvimento acadêmico, mas também para diminuir conflitos em casa relacionados às obrigações escolares.

Aqui vão quatro dicas que vão te ajudar a criar um ambiente apropriado para o seu filho:

  • Elimine estímulos distratores – evite deixar muitos materiais ou decoração na mesa de estudos, para não estimular distrações. Ofereça à criança um ambiente silencioso e agradável, para que ela não precise se esforçar demais para focar sua atenção, pois isso causa fadiga e, consequentemente, dificulta a concentração no estudo.
  • Invista no conforto – uma cadeira muito baixa ou muito alta, por exemplo, pode tornar a experiência desconfortável para a criança e contribuir para sua resistência aos estudos. O ideal é investir na ergonomia, até mesmo para não causar outros problemas.
  • Tenha um espaço próprio para estudar – não deixe a criança fazer as tarefas e estudar no chão da sala ou na cama. É importante que ela tenha um espaço dedicado ao estudo, mesmo que esse espaço seja a mesa da cozinha.
  • Atente-se à iluminação – espaços pouco iluminados ou com iluminação artificial excessiva podem ser prejudiciais para a criança. Procure um lugar na casa que tenha iluminação natural: isso ajuda a diminuir a sensação de “vista cansada” e contribui até mesmo para o ciclo circadiano do organismo, ajudando a criança a ter um sono de mais qualidade.

Nem todo mundo pode ter um espaço dedicado inteiramente aos estudos, mas é possível criar um ambiente apropriado para seu filho estudar mesmo assim.

Siga essas dicas, faça o que for possível e incentive uma rotina de estudos. Isso fará uma diferença enorme no desenvolvimento acadêmico do seu filho!

AN