Clínica Samantha Oliveira

Passo a passo para uma adaptação escolar de sucesso

A chegada de um aluno com dislexia na sala de aula pode assustar alguns profissionais, que não se sentem devidamente preparados para trabalhar as demandas trazidas por esse transtorno da aprendizagem.

Adaptar o ambiente escolar e as propostas pedagógicas para o aluno com dislexia, porém, não é algo de outro mundo, apenas exige um olhar mais atento às dificuldades e um pouco de conhecimento sobre o transtorno. Se você é professora ou profissional de educação e quer oferecer ao seu aluno uma experiência acolhedora e de sucesso, siga esse passo a passo:

1️⃣ Avalie o que aluno sabe, suas potencialidades e dificuldades, para entender melhor as suas demandas e conseguir desenvolver propostas pedagógicas e estratégias voltadas para as suas necessidades.

2️⃣ Mantenha um diálogo com a família e os profissionais que acompanham a criança. Essa troca é extremamente importante para que, juntos, vocês possam ajudar a criança a atingir seu potencial.

3️⃣ Registre a evolução do aluno, sempre analisando as estratégias que deram e que não deram certo para fazer as devidas alterações. Esse registro também ajuda na hora de mostrar aos pais a evolução da criança na escola.

Eu sei o quão desafiante a adaptação escolar pode ser para muitos pais e profissionais, mas, juntos, podemos mudar a vida das nossas crianças e ajudá-las a aprender de forma saudável!

Compartilhe esse post e me siga para mais conteúdos sobre dislexia e TDAH!

AN