Existem coisas que você, professora, pode fazer para ajudar seu aluno com dislexia a desenvolver as habilidades de leitura e escrita, e facilitar o seu processo de aprendizagem.
- Evite expor o aluno – fazê-lo ler em voz alta na sala de aula ou em outras situações públicas pode deixá-lo constrangido e até causar uma aversão à leitura. Em situações em que isso é absolutamente necessário, certifique-se de que o aluno está preparado e pratique a leitura com ele antes.
- Repita a instrução ou explicação sempre que necessário – deixe claro para o aluno que ele pode e deve pedir que você repita algo quando não entender.
- Destaque informações essenciais – procure escrever palavras-chave e frases curtas no quadro e em avaliações.
- Revise periodicamente o conteúdo – busque diferentes formas de ensinar e de avaliar o aprendizado dos seus alunos, através de apresentações e provas orais, podcasts e vídeos, etc.
- Não compare a criança – comparar os trabalhos escritos da criança com dislexia com o de seus colegas pode afetar muito a autoestima e o senso de autovalor da criança, que se culpa por não conseguir fazer
- Estimule o uso de agendas e calendários – isso ajuda o aluno a não esquecer as datas de avaliação e entrega de trabalhos, além de trabalhar a organização e o planejamento.
O conhecimento sobre a dislexia e a empatia são fundamentais para que professores e escola possam oferecer o melhor acompanhamento possível para o seu aluno!
Se você quer saber mais sobre a dislexia e o que fazer, baixe aqui os ebooks gratuitos e agende uma Consultoria e Assessoria Escolar e Familiar comigo!