A desregulação emocional nada mais é do que a inabilidade de controlar as respostas emocionais. No TDAH, ela pode ser frequente e causar problemas nas relações sociais.
Uma criança com desregulação emocional tem dificuldade para lidar com as experiências do dia a dia e pode apresentar reações excessivamente intensas a um evento ou, em alguns casos, uma desativação das emoções.
A desregulação, unida a impulsividade, pode criar situações difíceis, tanto para a criança quanto para a família/escola, e, por isso, é fundamental que essa dificuldade seja trabalhada!
Algumas atividades e exercícios que podem ajudar a criança a entender e processar melhor suas emoções são: ▪️ fazer exercícios de respiração – ensinar a criança a identificar quando suas emoções passaram dos limites e a fazer exercícios de respiração, para que se acalme
▪️ incentivar a criança a comunicar o que está sentindo – muitas crianças podem ter dificuldade para nomear suas emoções e, por isso, é importante incentivá-las a comunicar o que estão sentindo e o porquê
▪️ implementar uma atividade que a acalme – quando possível, mude o foco da criança para uma atividade que a acalme e, depois, converse com a criança sobre o ocorrido e o que ela sentiu
A terapia também é indispensável nesses casos, para ensinar a criança a se autorregular e para ensinar os pais a lidar com essas “explosões” de sentimentos que podem ocorrer!
Como pais e professores, é nosso dever entender como o TDAH funciona, para poder oferecer às crianças estratégias de enfrentamento que as ajudem a ter mais qualidade de vida e a atingir seu potencial!
Compartilhe esse conteúdo com uma professora ou mãe de uma criança com TDAH!