O tratamento para a dislexia deve ser feito por uma equipe interdisciplinar e ou multidisciplinar, composta pelo professor, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, neuropediatra e ou psiquiatra para comorbidades
A participação da família é fundamental para o sucesso da terapia. 🧠Os profissionais atuam conjuntamente e trocam informações sobre a evolução do quadro. O tratamento exige dedicação de todos os envolvidos e é de longa duração.
A dislexia, não há cura e nem remédio. No entanto, ela pode ser tratada com um acompanhamento pedagógico, em que a pessoa é ajudada a desenvolver suas próprias estratégias para lidar com as dificuldades na leitura e escrita.
Alguns exercícios ajudam a promover a automatização do sistema de leitura.
As pessoas sem dislexia leem em blocos: batem o olho em uma frase e conseguem lê-la.
O disléxico precisa desenvolver essa habilidade, porque seu transtorno com que ele precise ler letra a letra. Uma técnica usada para isso é escrever e ler palavras em cartões.
Para quem estuda, é aconselhado gravar as explicações do professor durante a aula, já que é muito difícil para um disléxico fazer anotações ou ler os livros.
A tecnologia também ajuda bastante.
Disléxicos cometem muitos erros na escrita, e corretores ortográficos são importantes e softwares de leitura ajudam bastante.
Profa. Samantha Oliveira
Compartilhe ✈️ A informação é remédio para preconceito.